1967, o ano que tudo mudou.

Compartilho com meus leitores alguns versos em lembrança dos 50 anos  da guerra dos 6 dias,  iniciada em 5 de Junho de 1967.

1967, o ano que tudo mudou.

Todos contra um, um minúsculo, sem ajuda, sem ter para onde fugir.

Exércitos bem maiores, melhor equipados e mesmo assim, arrasados pelo jovem Estado.

Foi rápido, quase bizarro mas o pequeno saiu vitorioso, e no mundo passou a ser respeitado.

Poucos podiam acreditar, mas seus algozes não paravam de se lamentar enquanto seu povo finalmente pode regozijar.

Parece milagre, em menos de uma semana bravamente lutou para que no sétimo dia, como uma Divina providência, pudesse descansar.

Foi ameaçado, foi atacado, porém em pouco tempo seu território foi aumentado.

Das colinas nevadas ao norte, às areias e pedregulhos do deserto ao sul, do ensolarado Mediterrâneo a oeste aos túmulos dos patriarcas a leste, Israel finalmente realizou seu grande sonho daquela que há 300 séculos foi lembrada, Jerusalém finalmente está unificada!
Problemas se formaram, os ataques continuaram, mas a Terra Prometida, agora fortalecida, não parou de incrementar.

Do deserto virou exportador agrícola, na medicina trouxe a cura para várias doenças malignas.

Tempos depois o Sinai devolveu e o acordo com o Egito, seu antigo inimigo, finalmente aconteceu.

Com a Jordânia, outro vizinho que atacou, após entendimentos, a amizade se firmou.

Ainda falta para que a tão desejada paz com todos os vizinhos possa se concretizar, o pequeno Estado nunca se olvidou, mas após 67, para Israel, o pequeno gigante, tudo mudou.

Ariel Krok

arielkrok@gmail.com

Originalmente publicado na revista SHALOM.

About the Author
Ariel é administrador de empresas formado em Comercio Exterior no Mackenzie, tem um MBA em Marketing na ESPM e Curso de Especialização em Liderança Empresarial e Comunitária na Instituição de ensino superior e pesquisa Insper e no Instituto Rutenbergem em Haifa - Israel. É palestrante ativo com apresentações em escolas, sinagogas, centros comunitários, igrejas, clubes, etc, com 25 anos de voluntariado comunitário como monitor, instrutor, dirigente e diretor de instituições. Há mais de 22 anos é um estudioso e entusiasta da historia, política, diplomacia e geografia no mundo mas principalmente do Oriente Médio. Morou em Israel e já retornou mais de uma dúzia de vezes para lá e para outros países da região (Egito, Territórios Palestinos ..). Em várias oportunidades teve contatos, encontros, discussões com diversas autoridades, formadores de opinião e jornalistas, em Israel, EUA e Brasil. Escreve artigos publicados em diversas mídias, como a Revista Shalom, Blog do Jornal Times of Israel, Tribuna Judaica e Portais como Pletz, WebJudaica, sites, etc ... Membro do JDC (Jewish Diplomatic Corps) do WJC (World Jewish Congress) ; Diretor na JJO (Juventude Judaica Organizada); Conselheiro no Fundo Comunitário Jovem;
Related Topics
Related Posts
Comments