-
NEW! Get email alerts when this author publishes a new articleYou will receive email alerts from this author. Manage alert preferences on your profile pageYou will no longer receive email alerts from this author. Manage alert preferences on your profile page
- Website
- RSS
Ele voltou!
Ele voltou!
Mahmoud Ahmadinejad, polêmico ex-presidente da República Islâmica do Irã, acaba de anunciar que disputará a presidência do país nas eleições que serão realizadas em Maio, contrariando a vontade do líder supremo Ayatollah Ali Khamenei.
Ahmadinejad, tido como menos moderado do que o atual presidente iraniano Hassan Houhani, ganhou fama mundial durante a corrida nuclear iraniana. Sempre defendendo que a República Islâmica deveria ter acesso a energia nuclear, Ahmadinejad aparece como uma surpresa um tanto desagradável nas próximas eleições.
Mal visto por Israel por questionar, repetidamente, a legitimidade do Holocausto, declarar a destruição do Estado judeu e expandir o programa nuclear iraniano, se eleito, Ahmadinejad será um líder que polarizará ainda mais as relações com o Ocidente, principalmente, os Estados Unidos, aumentando, em muito, as chances de um conflito no Oriente Médio.
O atual presidente iraniano, Hassan Houhani, responsável por negociar o acordo nuclear com os Estados Unidos e liberar bilhões de dólares em sanções, disputará a reeleição. Resta saber, entretanto, se a população iraniana deseja seguir o caminho do diálogo com o Ocidente, ou se já sente saudades do período de rebeldia.
Related Topics