#WeRemember, um gol da memória!

Há pouco mais de cinco anos o staff do World Jewish Congress, entidade máxima das comunidades judaicas em mais de cem países, criou a campanha mundial de lembrança e conscientização do Holocausto para o combate à todas as formas de discriminação e perseguição em todo mundo.

A ideia era usar as mídias sociais para atingir o maior número de pessoas em todo mundo, uma hashtag (#) que chegasse em todos os cantos da terra e que tocasse nos corações de todos os povos, todos os países, todas as religiões.

Cinco anos depois, em 2020 a hashtag #WeRemember se tornou o TT (trending topic) numero 1 no Twitter em países como Alemanha e Canadá, e foi o quarto tópico mais falado no Twitter globalmente com mais de 270.000 tweets registrados e não para de crescer…

Nestes cinco anos, bilhões de views foram registrados com postagens de milhões de pessoas comuns mas também de centenas de artistas, esportistas, jornalistas, juízes, chefes de Estado, dignitários de nações, reis e rainhas, líderes religiosos e até do Papa.

A luta contra o racismo, xenofobia, antissemitismo, misoginia, islamofobia, homofobia e toda forma de discriminação é uma batalha diuturna, uma luta constante, incessante, mas extremamente necessária, infelizmente cada vez mais nos dias de hoje.

Com toda esta gente postando, comentando, compartilhando e aumentando o número de visualizações (views), cria-se um awareness que age como um importante e abrangente catalisador para a conscientização do maior número de pessoas em todo globo.

Alguns dos times que postaram em 2020.

A participação, neste ano assim como em anos anteriores, de tantos clubes de futebol no nosso Brasil é algo ímpar, único no mundo e motivo de grande orgulho para todos nós. A cada postagem, como as deste ano, do Atlético Mineiro, do Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, Clube do Remo e Vasco da Gama muito nos honraram.

É um número enorme de gloriosas histórias, somados temos cerca de quinze campeões da Copa Libertadores e dez campeões Mundiais, respeitáveis conquistas junto com torcidas ruidosas, gigantes que fazem o recado chegar em todo planeta. Dos doze times que participaram, dez são as maiores torcidas do Brasil, dentre estes, três – Flamengo, Corinthians e São Paulo – estão entre as dez maiores torcidas do mundo segundo a FIFA, não é pouca coisa.

Post do Internacional com vídeo emocionante.

Foram tantas homenagens emocionantes como a entrada em campo de Gre-Nal um dos derbies mais clássicos do mundo, ou do Corinthians segurando uma grande faixa, o Santos com um post lindo, e as diversas postagens de doze dos maiores times brasileiros, além do maravilhoso vídeo publicado pelo Internacional de Porto Alegre, foi de tirar o fôlego.

Não faltaram amigos para ajudar nesta difícil tarefa de convencimento das equipes e todos os tramites junto a CBF, por isto deixo aqui minha imensa gratidão para esta turma que trabalhou muito nos bastidores e dos seus contatos nos  times do coração.

E para fechar as homenagens veio a linda camiseta que o Clube do Remo jogou a Final da Série C do Campeonato Brasileiro com o #WeRemember estampado.

Camiseta usada no jogo final do Brasileirão, serie C, pelo Clube do Remo.

É de encher o coração de esperanças por um mundo melhor, sem ódio, sem violência.

Muitíssimo Obrigado!

#WeRemember and will never forget / #Recordamos e nunca esqueceremos

 Ariel Krok

About the Author
Ariel é administrador de empresas formado em Comercio Exterior no Mackenzie, tem um MBA em Marketing na ESPM e Curso de Especialização em Liderança Empresarial e Comunitária na Instituição de ensino superior e pesquisa Insper e no Instituto Rutenbergem em Haifa - Israel. É palestrante ativo com apresentações em escolas, sinagogas, centros comunitários, igrejas, clubes, etc, com 25 anos de voluntariado comunitário como monitor, instrutor, dirigente e diretor de instituições. Há mais de 22 anos é um estudioso e entusiasta da historia, política, diplomacia e geografia no mundo mas principalmente do Oriente Médio. Morou em Israel e já retornou mais de uma dúzia de vezes para lá e para outros países da região (Egito, Territórios Palestinos ..). Em várias oportunidades teve contatos, encontros, discussões com diversas autoridades, formadores de opinião e jornalistas, em Israel, EUA e Brasil. Escreve artigos publicados em diversas mídias, como a Revista Shalom, Blog do Jornal Times of Israel, Tribuna Judaica e Portais como Pletz, WebJudaica, sites, etc ... Membro do SC (Steering Committee) do JDC (Jewish Diplomatic Corps) braço diplomático do WJC (World Jewish Congress) guarda-chuva de mais de 100 comunidades em todo mundo, Diretor na JJO (Juventude Judaica Organizada), membro do Conselho do Fundo Comunitário Jovem e membro do Conselho da Hebraica.
Related Topics
Related Posts
Comments